O sofá é um dos móveis mais importantes da casa. Sinônimo de aconchego, o item tem grande durabilidade e pode compor várias fases de uma decoração. Mas, engana-se quem pensa que, por isso, é necessário investir em um modelo neutro e que não se destaque tanto. O sofá pode – e deve! – ser protagonista do ambiente, seja em uma sala de estar, de TV ou em um espaço que divida as propostas.
Pensando nisso, reunimos algumas dicas na hora de escolher um sofá que vai ser a estrela do seu ambiente. Confira:
Entenda o estilo da casa
O primeiro passo é exatamente este: compreender o estilo dos moradores e determinar quais escolhas compõem harmonicamente com o todo. Clássico ou moderno, despojado ou mais comportado, de linhas retas ou curvaturas envolventes, o mercado disponibiliza uma infinidade de opções que se encaixam aos mais diversos gostos e necessidades.
Neste projeto, por exemplo, optamos por aquecer a sala de estar com o sofá Natuzzi na cor telha, que traz um toque de personalidade à paleta de cores e materiais mais clássicos, garantindo o ar contemporâneo desejado pelos clientes.
Se atente às necessidades do espaço
Outro ponto fundamental é conhecer a rotina dos moradores e como esse móvel será utilizado no dia a dia para que a escolha seja assertiva. Se o local for usado para sala de visitas e para assistir televisão, por exemplo, é preciso optar por um modelo ergonômico e versátil, que possibilite conforto em ambas as situações. Já se os cômodos forem autônomos, é possível separar as prioridades de cada espaço.
Cuidado com a escolha dos tecidos
Quando você tem crianças em casa, tons mais escuros ou couro podem ser uma ótima alternativa, uma vez que é mais fácil de limpar e reduz as chances de manchas irreversíveis.
Também é preciso se atentar à proposta do projeto. Em um apartamento de praia, por exemplo, o sofá de linhas mais orgânicas, em couro ou linho, e com texturas é uma excelente escolha.
Crie contrastes no ambiente
Que tal criar um contraste entre a paleta de cores do projeto e a tonalidade do móvel? É o caso do sofá Natuzzi, que assume o protagonismo do ambiente com seu tom azul escuro, criando um contraste de cores e também de formas no apartamento integrado – além de adicionar versatilidade com seu sistema elétrico para abertura. É possível utilizar tons mais neutros, como o amadeirado e a leveza das pedras naturais, para criar uma base suave, deixando a cor para o sofá – e alguns itens de decoração.
Peças de design são verdadeiras obras de arte que chamam a atenção de forma positiva por apresentarem diferenciais em seus layouts. O sofá Cava da Natuzzi Itália é uma referência nesse sentido, com forma estética de estilo contemporâneo, onde o desenho e sua função coexistem harmonia.
Outro destaque é o sofá Sonno, da Ton Sur Ton. Super confortável, o modelo é receptivo e aconchegante, deixando a sala de cinema ou de TV com um toque a mais de charme e sofisticação. Suas almofadas soltas e assentos retráteis são ideais para reunir a família e desfrutar de bons momentos.
Ficou com alguma dúvida ou quer saber mais sobre este e outros assuntos, entre em contato conosco!