Sete máximas de Milão 2017

A cidade de Milão fervilha durante do Salone Internazionale del Mobile de Milão e não foi diferente este ano de 2017. Visitar o evento pelo menos uma vez na vida é uma quase obrigação para quem trabalha com a arquitetura, um lugar mágico onde é possível sorver a informação da fonte para voltar com a cabeça cheia de ideias inovadoras.

Destaco aqui alguns tópicos, todos plausíveis para serem aplicados nos nossos lares. Alguns um pouco mais sofisticados, outros que dão aquele toque de criatividade que tanto buscamos.

 

Mix de materiais

Laca, madeira, couro, pedra (principalmente fosca) apareceram em um mesmo móvel.
A mistura de materiais foi para mim a maior tendência da feira neste ano. Em quase todos os stands os móveis apresentavam essa composição de materiais: cores, texturas, profundidades diferentes.
Destaque ainda para o uso da camurça, vidros com texturas e acabamentos diferentes e espelhos. Alguns fabricantes levaram grandes divisórias de vidro impresso com linho e telas metálicas.
Sabendo compor corretamente esses materiais, é possível valorizar mais o espaço, deixando-o mais aconchegante e harmônico.

Formatos ovais e arredondados 

Os formatos ovais e arredondados imperaram neste Salone. Estofados, passando por detalhes na marcenaria, nos móveis até chegar em luminárias de led e pendentes. Esses formatos são ótimos para quebrar a monotonia e surpreender nos detalhes. A pegada é retrô, mas fica super contemporânea dependendo do design de interior.


Tecidos e texturas

Não há nada melhor para valorizar o ambiente do que um tecido ou uma textura que se sobressaia, algumas vezes em efeito 3D. Em contraposição à decoração minimalista, o Salone Internazionale del Mobile de Milão apresentou muitas tramas e tecidos para dar aquele toque especial que toda casa merece. São revestimentos, tramas naturais, elementos vazados, pelúcias, e novas propostas para antigos materiais como a palha. A exclusividade é um fator muito valorizado, como os colorido tecidos da grife Missoni, que agora podem vestir também a casa. Vale a pena investir um uma dessas texturas na próxima vez que você for repaginar a sua casa.

Eterno verde 

O verde está em alta na decoração de interiores, em vários tons e intensidades. É a cor da esperança, da tranquilidade, da saúde e da vitalidade invadindo os lares. Costumo usar as cores como detalhes que se sobressaem aos tons neutros do ambiente e já tenho colocado o verde como esse elemento vivo e atraente ao olhar.

Rose 

Desde 2016 a cor rose quartz e o rose gold aparecem nas ruas, passarelas, joias e na decoração. Inspirada no quartzo rosa, ela traz uma sensação de reflexão, calmaria, tranquilidade e leveza. Até a Apple lançou no final de 2016 o i-Phone na cor rose. É uma cor que compõe bem com as outras, principalmente com tons neutros como o cinza, preto e branco.
No Salone Internazionale del Mobile foi possível ver algumas cadeiras e poltronas tubulares na cor rose gold. Sofás, tecidos e acrílicos também reforçaram essa tendência.

Iluminação surpreendente 

Painéis com iluminação em oleds flexíveis foram o destaque da LG durante o Salone Internazionele Del Mobile. Tratam-se de filmes orgânicos, extremamente finos e flexíveis, que emitem luz. Eles aliam economia, eficiência e versatilidade. Por causa dessas características, o uso dessa tecnologia agrega ao design formas e funções até então jamais imaginadas. A LG mostrou que esses filmes podem ser retorcidos e podem ter as mais diversas formas, estabelecendo um novo paradigma no design da luminotécnica.

Ferragens 

O mercado europeu é especialista em desenvolvimento de ferragens para mobiliário na área de arquitetura e decoração. No Salone foram mostradas corrediças, dobradiças e perfis metálicos mais eficientes e discretos, valorizando a estética do mobiliário. É a tecnologia a serviço do design. O resultado são peças mais leves, mais delicadas e mais funcionais.