A palavra reforma, por si só, já é capaz de tirar o humor de qualquer um. Imagine então se o espaço em questão for um imóvel na praia. Pensar em acompanhar uma obra, principalmente à distância, realmente pode significar muita dor de cabeça para quem tem intenção de fazer qualquer modificação em seu imóvel em curto espaço de tempo.
Pensando nisso reunimos algumas dicas importantes para quem quer reformar o imóvel de praia faltando pouco mais de 3 meses para o verão começar.
Planejamento. Se você quer dar um “up” no imóvel de veraneio o melhor é, antes de qualquer decisão, planejar o que pretende: ampliar cômodos, abrir circulação ou, simplesmente, melhorar as condições com pintura nova, troca de revestimento, móveis novos, decoração, etc.
Escolha bons profissionais. Um arquiteto de confiança poderá fazer o projeto que você imagina tendo em vista o verão que se aproxima. Para isso, escolha um profissional que possa acompanhar a obra e que se comprometa em entregá-la no prazo. Muitos arquitetos fazem a gestão de toda a equipe, da construção a execução da marcenaria, e conseguem controlar o cronograma, passando ao cliente apenas as demandas mais urgentes e os situando dos marcos da obra.
Valorize os detalhes. Pequenos detalhes fazem toda a diferença: na cozinha das fotos, renovei os armários, coloquei pastilhas e apostei em cores mais claras. Mudanças simples como essas são capazes de renovar totalmente o ambiente.
Escolha de materiais adequados. Para uma casa ou apartamento próximo ao mar, é muito importante a escolha de materiais resistentes, pois a maresia é extremamente agressiva. A iniciativa da reforma pode ser um bom momento para substituir esquadrias por modelos mais modernos como as com pintura eletrostática. As de madeira também são boas opções e nesse caso o acabamento indicado é verniz naval. Para os pisos, cerâmicas, porcelanatos e pedras naturais são os mais indicados.
Melhore a ventilação. Residência ou apartamento no litoral tem de ser ventilados. A sensação da brisa percorrendo todos os espaços é, muitas vezes, tudo o que o ambiente precisa para se tornar mais atrativo a todos os usuários. Que tal abrir uma janela ampla ou porta para melhorar a ventilação cruzada? Será que não é hora de investir e fazer a varanda dos sonhos?
Capriche no verde. Cada vez mais temos a percepção de que quanto mais verde dentro de casa, mais refrescante e bela a casa pode ser. Num ambiente de litoral, onde predominam as altas temperaturas, há espécies resistentes que podem compor um lindo paisagismo como bromélias e dracenas. Para dentro de casa, uma boa opção são os jardins de suculentas ou vasos com grandes folhagens, que reproduzem um pouco o clima de mata.
Termine com uma iluminação aconchegante. Imagine-se chegando de um dia lindo na praia e após um banho gostoso sentar-se em uma sala aconchegante. Para as casas de praia, nas quais o uso noturno é intenso, a iluminação é fundamental. Dê preferência às luminárias de alumínio, aço inox ou cerâmica, todas mais resistentes à maresia. E também modelos que protejam dos famosos mosquitinhos do fim de tarde. Lembre-se que as lâmpadas de LED são mais econômicas e aquecem menos. Se optar por um projeto um pouco mais sofisticado com iluminação no teto e na parede indireta também é possível escolher acabamentos que são mais duráveis no litoral.