Já contratou um arquiteto hoje?

arquiteto

Crédito: Divulgação

Só de ouvir a palavra “obra”, muita gente se arrepia. Mas o fato é que projetar, construir e decorar, ou até mesmo explorar novas perspectivas nos ambientes, faz bem para as emoções. É claro que esse sentimento se desperta depois que tudo está pronto, sem vestígios de andaimes, cimento ou tinta.

Uma obra pode representar a realização de um sonho e, para isso, é preciso que haja suporte de um profissional qualificado. Porém, estudos mostram outra realidade. A porcentagem da população que contrata um arquiteto para realizar seus projetos ainda é pequena. Em muitos casos, o receio se deve ao fato de acreditarem no mito de ser um serviço caro. Somado a isso, a crença comum de que é possível tocar uma obra por conta própria ou com o apoio de lojas e fornecedores. Casos em que até pode parecer que está economizando, porém, geralmente é necessário consertar ou refazer o trabalho. Ou seja, além do prejuízo financeiro, o resultado acaba sendo frustrante. É o famoso “barato que sai caro”.

Portanto, seja uma “simples” reforma ou um grande projeto arquitetônico, o primeiro passo no planejamento da obra deve ser: contratar um arquiteto. Somente a expertise do profissional pode garantir a viabilidade dos orçamentos, a segurança na execução do projeto e a satisfação de ter suas necessidades e desejos realizados. O arquiteto é um dos protagonistas do projeto e abrir mão dele pode gerar grandes arrependimentos no futuro.

Como contratar um arquiteto?           

A primeira dica é: faça uma extensa pesquisa antes de contratar qualquer arquiteto. Por melhor que seja a indicação que tenha recebido, a recomendação é visitar o site do escritório e procurar saber junto ao CAU (Conselho de Arquitetura e Urbanismo) do seu Estado se o profissional é cadastrado. Dessa forma, você conhece qual é o posicionamento dele no mercado.

Além disso, faça buscas na internet e nas redes sociais para verificar as avaliações que o profissional já recebeu. Analise e pondere o que ele tem a oferecer. Realiza o projeto de forma integral? Oferece acompanhamento técnico? É acessível? Enfim… Pesquise, pesquise e pesquise!

Outra questão importante, que muitos não costumam considerar, diz respeito aos prazos. Os escritórios de arquitetura costumam apresentar um cronograma e um prazo de entrega para cada etapa do projeto – sim, seu arquiteto fará esse planejamento para você – e o papel do cliente não pode ser menosprezado nesse processo. Pois, sejamos sinceros, na arquitetura não existe mágica e imprevistos podem acontecer. Dificilmente, uma “simples” obra pode ser executada em um mês.

Quanto mais ágil o cliente é para dar os retornos e fazer as aprovações, mais rápida será a execução do projeto. Atualmente, facilidades como o WhatsApp tornam a comunicação muito mais fácil e rápida, basta haver boa vontade e disponibilidade de ambas as partes – tanto do profissional quanto do cliente.  Afinal, o desejo em comum é que o processo flua e o resultado seja satisfatório para todos.

Depois de todas essas avaliações, tome sua decisão e procure o serviço com antecedência, não deixe para fechar o contrato no momento em que deseja iniciar a obra. Um projeto requer muito estudo e planejamento e, geralmente, leva de 2 a 6 meses para ser entregue (dependendo do tamanho da obra).

Por fim, ao assinar o contrato, tenha atenção redobrada! Muita dor de cabeça pode ser evitada se todos os pontos forem bem acordados e ficarem especificados nas cláusulas do documento.

E você, já contratou um arquiteto hoje?