Para criar é preciso se inspirar! A inspiração é uma capacidade criativa, aquela ideia repentina que geralmente vem de um estímulo. Esse impulso costuma surgir nas fontes que instigam nossos cinco sentidos.
São lugares, músicas, perfumes, comidas, objetos… Diversas viagens que podemos fazer através da imaginação, seja para relembrar algo que já vivemos ou para personificar aquilo que desejamos viver. Essas referências se transformam num entusiasmo, despertando a vontade de criar, produzir e realizar!
Para demonstrar o quanto a inspiração é fundamental no processo de criação na arquitetura, neste post, usarei um dos meus projetos como exemplo, a Casa Maldivas.
Casa Maldivas
Em 2019 li uma pesquisa da Universidade de Harvard sobre felicidade. O estudo, que durou oito décadas, aponta que esse sentimento está diretamente ligado à qualidade das relações estabelecidas ao longo da vida. Tal informação me despertou o desejo de projetar um espaço de convívio social integrado, que servisse como um local para reconexão entre as pessoas.
Para criar esse refúgio urbano imaginei um ambiente que funcionasse como um escape à atribulada rotina da vida moderna. Parti de uma foto, uma inspiração:
Ao olhar para essa imagem senti a energia leve, a paz e a tranquilidade da brisa do mar – mesma sensação paradisíaca que desejava transmitir a quem visitasse o loft. Para isso, mergulhei nas cores, formas e texturas da foto.
As paredes e armários de laca acetinada formaram um grande volume de cor na Casa Maldivas. No quarto, as portas do armário foram revestidas em palhinha e pintadas no mesmo tom de azul da laca.
Ambientes urbanos costumam ser rígidos, mas, especialmente nesse caso, precisava trazer a fluidez da natureza para dentro de casa. A solução foi apostar em traços orgânicos e linhas curvilíneas – esta, que é uma das mais fortes tendências de decoração atuais, foi bastante explorada no trabalho artesanal da marcenaria.
As texturas também foram peças chave para obter o padrão natural no ambiente interno. Utilizei o Limestone Mont Dore Anticato com acabamento levigado para revestir os tampos do loft, com destaque para o tampo de ilha curvo de desenho autoral. Essa pedra natural, com formação calcária e aspecto rústico, aparenta a areia da praia.
Outra pedra, 100 % natural, se tornou o grande atrativo do projeto: o Azul Macaúbas, um quartzito encontrado apenas em terras brasileiras e poucas regiões da África. Aproveitei essa exclusividade da Stone Gallery, e criei um espetacular quadro esculpido pela própria natureza, para a composição do quarto.
Materiais naturais como plantas, fibras e madeira foram pensados para expressar a identidade orgânica da Casa Maldivas em cada detalhe, além de criarem uma atmosfera aconchegante.
Este projeto é um exemplo de que se inspirar é mais do que um desígnio, envolve sentimento. A foto do arquipélago de Maldivas foi a minha inspiração para desenvolver um ambiente não somente alinhado ao resultado da pesquisa de Harvard, mas também com proposta do tema da CASACOR 2019, mostra para a qual criei a Casa Maldivas.
No próximo post do blog, abordarei a inovação no processo de criação. Acompanhe em http://alessandragandolfi.com.br/blog/