Ano de transformações, 2020 revolucionou a maneira como nos relacionamos com as pessoas e com o nosso entorno. As demandas mudaram e não foi só para os adultos. O isolamento social também refletiu na forma que as crianças se comportam e se desenvolvem. Confinados em casa, sob a ameaça de um inimigo invisível, os pequenos tentam se adaptar a uma nova rotina longe dos amigos e da escola.
Muito mais do que lugares de aprendizagem formal, as escolas são espaço de interação, afeto, acolhimento, troca e amor. Além disso, é ali que a criança irá desenvolver suas primeiras noções da vida em sociedade. Com a troca do ensino tradicional pelo ensino à distância em decorrência da pandemia, as crianças estão mais estressadas e nervosas. Com o retorno das atividades presenciais ainda incerto, os pais têm se adaptado como podem para criar um ambiente ideal para dar conta das demandas das aulas on-line.
Os desafios são muitos e depois de algum tempo em frente ao computador nas “aulas de faz de conta”, sem o contato presencial com professores e amigos, as crianças começam a se cansar. Ficam com sono, vão escorregando da cadeira e botando o rostinho sob a mesa. Para contornar a situação é preciso criatividade! Por isso, espaços pensados especificamente para os pequenos são tão importantes em casos como esse.
Ter uma mesinha com todo o material que a escola tem mandado para casa, uma cadeira e uma mesinha na altura correta e uma lousa para registrar as atividades do dia, são só algumas opções que podem fazer muita diferença nessa nova rotina. Além disso, acreditamos no poder de espaços que chamamos de descompressão, que nada mais são do que ambientes pensados com atividades em que as crianças possam extravasar.
A ideia é que no mesmo espaço em que a criança realiza a atividade escolar, também tenha objetos ou itens que despertem o seu sistema vestibular, que faz com que você volte a um estado de atenção e alerta. O fundamento é o mesmo de grandes empresas como Google e Facebook, que contam com pufs, mesas de ping pong, cafezinho e balanças, em um espaço que os funcionários tenham um momento relax.
Então, ter um escorregador, uma cama elástica, espaço para escalada, balanços ou atividades que estimulem esse sistema de alerta permite que a criança possa ir alternando entre momentos de concentração e momentos de descanso. Nesse quartinho, por exemplo, além do espaço para dormir, existe uma área para a realização de atividades, espaços para guardar os livros, casinha, escorregador e a tela no andar superior para que o pequeno possa assistir a um desenho em horários de descanso.
A porta janela também permite o contato com o jardim na área exterior da casa. A integração do interno e do externo junto a presença constante da natureza também é um fator que pode ajudar a tornar a rotina mais leve. Ter um espaço lúdico no jardim, ou na área comum do seu prédio, na qual a criança depois de estudar possa sair correndo para a grama ou um pequeno parquinho é uma medida simples, que pode fazer toda a diferença no dia a dia dos pequenos nesse momento.
Crédito das Fotos: Marcelo Stammer