Bem estar: 10 dicas para uma noite de sono tranquila

Muito mais do que estilo de vida, uma boa noite de sono é sinônimo de saúde e bem-estar. Com a chegada da pandemia do novo Coronavírus e as mudanças inevitáveis de rotina em casa, no trabalho e nos estudos, ficamos reféns do estresse e da ansiedade. Os períodos de quarentena transformaram o dia a dia e, como resultado dessa avalanche de acontecimentos, insônia e noites mal dormidas começaram a perturbar muitas famílias.

O descompasso que o planeta inteiro vivencia provoca uma sensação de insegurança, medo e incertezas, e esses sentimentos desalinham ainda mais o sono. Resultado de tudo isso: dificuldade de concentração, alteração do humor e apetite, irritabilidade e diversos problemas de saúde.

Pensando nisso, resolvemos selecionar 10 dicas valiosas que auxiliam para o preparo do sono perfeito.

1 – É hora de dormir

Ter uma rotina para dormir ajuda na tarefa de ajustar o nosso relógio biológico. É importante fazer desses momentos que antecedem o sono um ritual para tranquilizar o corpo e a mente. Desligue todos os aparelhos que emitem luz azul, como celulares, televisores, monitores e outros, pelo menos uma hora antes de deitar. Não vale levar o smartphone para a cabeceira da cama!

2 – Chás: garantia de serenidade

Chás relaxantes podem ser verdadeiros remédios para amenizar o estresse diário. O consumo dessa bebida aquece o corpo e a alma, nos fazendo alcançar um nível de repouso extraordinário. Escolha sabores suaves e tranquilizantes para que desde a percepção do cheiro a sua mente possa viajar até locais que remetam à calmaria e à suavidade.

Esqueça as bebidas que levam cafeína! Café, chocolate quente e até mesmo chá preto ou mate não são indicados para este horário.

3 –  Gaste energia praticando esportes

Praticar esportes é uma terapia que gera equilíbrio. Além de produzir hormônios ligados ao bem-estar e prazer, que ajudam a combater a depressão e a ansiedade, manter esse hábito impacta diretamente no bem-dormir.

Porém, é preciso estar atento (a): evite fazer exercícios próximo da hora de dormir, o ideal é que eles sejam feitos na parte da manhã, ou durante o dia.

4 – Meditação: exercite a mente

Assim como é importante exercitar o corpo, treinar a mente é fundamental, e isso acontece através de técnicas de meditação. Ligue uma música agradável, deixe o corpo em uma posição confortável e vá aos poucos esvaziando os pensamentos da cabeça. Para potencializar os resultados, utilize óleos relaxantes que estimulam o relaxamento.

5 – Iluminação: aconchego transformador

A arquitetura de alto padrão entrega amplas soluções quando o assunto é iluminação para o quarto. O ideal é mesclar o uso da luz de ambientação, que tem uma proporção geral, com luminárias indiretas que trazem o aconchego das lâmpadas amarelas. Além disso, balizadores de intensidade ajudam no controle para formar o cenário impecável para você.

Neste quarto, a iluminação mais quente garante aconchego e conforto visual | Projeto: Alessandra Gandolfi | Foto: Eduardo Macarios

6 – Nem quente, nem frio

A temperatura influencia – e muito! – em nosso bem-estar na hora de dormir. O correto é o espaço manter o termômetro entre 18 e 21 graus celsius e, para isso, investir em artigos e materiais que colaboram com essa proposta faz toda a diferença.

7 – Roupas confortáveis e tecidos que abraçam

Nada de roupas apertadas, que dificultam a circulação sanguínea e deixam aquela sensação de desconforto. O local de dormir é sagrado e, portanto, tecidos que privilegiam o toque, entregam maciez e intensificam o aconchego são indispensáveis. Adicione a isso lençóis e cobertores que abraçam o corpo, além de um bom travesseiro para reduzir as tensões das costas e do pescoço.

8 – Cortinas: controle a iluminação externa

Se você também é do tipo de pessoa que não dorme se um faixo de luz estiver invadindo o seu quarto, investir em um bom blackout e em cortinas que permitem maior conforto térmico e acústico é o básico. Se ainda assim, algum vestígio de claridade for incômodo para você, utilize tapa-olhos.

Neste projeto, optamos pelo uso de dois tipos diferentes de cortina para se adaptar às necessidades do morador Projeto: Alessandra Gandolfi | Foto: Marcelo Stammer

9 – Dê um up na vedação acústica

Ruídos externos também pode ser um problema na hora de dormir, então, além do que mencionamos no item anterior, apostar em esquadrias de vidro duplo, ou em uma vedação específica para o quarto pode auxiliar nessa tarefa. Se você gosta de silêncio absoluto, os protetores auriculares específicos para o sono são uma alternativa.

10 – Altar dos sonhos: invista em uma cama de personalidade

A cama é o mobiliário mais importante do quarto e pode contribuir para uma noite de sono mais proveitosa. Opte por um mobiliário que te abrace, seja uma cama de design ou desenhada e feita por seu estofador. Priorize tecidos aconchegantes e bordas arredondadas, podendo assim ser personalizado às suas necessidades e, acima de tudo, que seja confortável. As camas baixas são uma ótima escolha, pois quanto mais próximas do chão, melhor a conexão com as energias do solo, possibilitando que as horas de descanso sejam de resgate e equilíbrio.

Este formato contribui com a circulação sanguínea, corrige a postura ao deitar e entrega maior relaxamento dos músculos.

Se os seus problemas com o sono persistirem, lembre-se: procure um médico especialista para tomar as medidas necessárias. Dormir bem é ter mais saúde!