3 motivos para comprar um apartamento antigo e apostar na reforma

O retrô vem ganhando cada vez mais espaço nas tendências globais. Desde o universo da moda até na arquitetura e decoração, valorizar o antigo é uma aposta que engloba estilo, sustentabilidade e história. Por aqui, já falamos um pouco sobre a ideia de comprar um imóvel reformado e pronto pra morar (colocar link para matéria), mas e comprar um apartamento antigo e assumir a reforma, vale a pena? Esse é nosso tema do blog de hoje! Reunimos algumas vantagens para quem está pensando nessa possibilidade ou anda procurando um novo lar e ainda não tinha se deparado com a ideia. Lembrando que é essencial contar com a assessoria de um bom profissional na hora de optar por essa modalidade! Confira:

Economia

Um dos principais benefícios de escolher um apartamento antigo é o custo do m², já que o valor costuma ser bem mais baixo do que as plantas novas. No entanto, esse momento já pede a consulta de um profissional de arquitetura que pode ajudar a avaliar as condições do imóvel e garantir uma escolha assertiva, com uma reforma realista e descartando problemas estruturais que podem incomodar no futuro.

Apartamento totalmente reformado pelo arquiteta Alessandra Gandolfi em prédio icônico de Curitiba | Foto: Celso Pilatti

Localização

Prédios antigos são puro charme e costumam ser muito bem localizados! Em Curitiba, por exemplo, existem algumas opções espetaculares que são recheadas de história e permitem aos moradores uma rotina mais prática por estarem situados em regiões centrais da cidade.

Plantas generosas

As plantas antigas vão na contramão dos pequenos espaços que vemos comumente nos projetos atuais, ofertando ambientes mais amplos, com menos divisões e com grandes aberturas de luz natural. Além disso, com o auxílio de um profissional que realize um bom estudo do local, é possível otimizar ainda mais o apartamento, eliminando espaços de circulação perdidos e melhorando a planta. Em alguns casos, é possível reaproveitar alguns revestimentos, azulejos e pisos originais de outras décadas que podem ser super charmosos – e uma economia à parte!